quarta-feira, 3 de junho de 2009

E3 2009 - Miyamoto fala sobre Zelda Wii e ausencia de Pikmin 3 na E3 2009


Respondendo perguntas sobre o Zelda Wii:

Miyamoto disse que o time responsável pela série está trabalhando duro e que não há como ter novidades para todos os gostos (como Mario Galaxy 2). Porém, ele revelou alguns conceitos em arte para o próximo game de Zelda, assim como detalhes:

- A equipe vem discutindo como fazer a série evoluir
- Miyamoto quer anunciar o próximo jogo - talvez já no ano que vem
- Ilustração/pintura mostrando Link e uma menina em roupão azul
- Usará o Wii MotionPlus - talvez seja exclusivo para o acessório
- A pintura mostra Link de costas mas com a cara de frente - um Link mais velho (mais do que em Twilight Princess)

Miyamoto falou na mesa redonda de ontem que a ilustração mostrada, possui elementos importantes para o storyline do jogo. Miyamoto diz que isso mostra que o desenvolvimento já está em um estágio avançado. Ele espera que este novo Zelda seja lançado no ano que vem, mas admite que o lançamento pode demorar um pouco mais para acontecer.

Quando perguntado sobre Pikmin 3 ele disse:

“Sinto muito. Infelizmente não pudemos expandir muito a equipe porque estamos trabalhando em vários novos jogos, como puderam ver aqui hoje. Então, a equipe está trabalhando (em Pikmin), mas ainda em menor número. (…) Será um novo jogo sim e minha ideia básica é que o sentimento de profundidade no jogo e a simplicidade nos controles estarão presentes.” - Miyamoto

Resumo do Round Table disponibilizado pelo Wii Brasil:

Como foi informado antes, Shigeru Miyamoto realizou uma mesa redonda nesta noite para falar um pouco mais sobre os projetos em que ele está envolvido. Infelizmente os presentes foram proibidos de filmar ou tirar fotos, então todas as informações reveladas são em forma de texto.

Miyamoto começou a conversa descrevendo como está envolvido em diversos jogos simultaneamente, e que mesmo no hotel onde está hospedado ele envia e-mails para os programadores no Japão. Depois falou sobre seu interesse na idéia das pessoas carregarem seus Nintendo DS para qualquer lugar que forem, e obter através dele diversas informações sobre a área em que a pessoa está, como shopping centers e similares. No Japão esta idéia já começou a ser aplicada. Ao voltar para o Japão, Miyamoto fará mais trabalhos relativos a isso.

O primeiro jogo apresentado é New Super Mario Bros. Wii. Há vários anos Miyamoto tenta recriar em multiplayer o gameplay do modo para um jogador dos jogos da série Mario. Praticamente todo projeto relativo a Mario começa com alguma idéia para funcionalidades multiplayer, mas elas geralmente são abandonadas. O balanceamento entre o sentimento de competição e o de cooperação neste jogo remete ao jogo Mario Bros. original. A câmera se move, dá zoom ou se afasta dependendo do que está acontecendo com os jogadores naquele instante. O jogo possuirá cerca de 80 fases. New Super Mario Bros. Wii não terá multiplayer online, clique aqui para conferir a razão.

O próximo jogo apresentado é Super Mario Galaxy 2. No jogo original, após o termino do seu desenvolvimento, ainda havia diversas idéias que não puderam ser colocadas. Por causa disso, podemos esperar que entre 90% de 95% do conteúdo de Super Mario Galaxy 2 seja completamente novo. Com relação ao volume de conteúdo, a seqüência deverá ser semelhante ao primeiro jogo. Boa parte do jogo já está pronta, mas como a Nintendo já possui New Super Mario Bros. Wii para este ano, Super Mario Galaxy 2 será lançado apenas ano que vem.

O próximo jogo mostrado foi Wii Sports Resort. Foi feito uma demonstração do jogo de luta de espadas e o de golf. Miyamoto chamou a atenção para o fato de que a ilha de Wii Sports Resort é a mesma mostrada em Wii Fit, que também estará em Wii Fit Plus. Miyamoto diz que já faz um tempo que ele gostaria de pegar uma localidade e tratá-la como um personagem. Ele ainda brinca dizendo que todos os seus futuros jogos se passarão nesta ilha, como por exemplo um jogo de mistério e investigação que utiliza a ilha como cenário.

Outro jogo mostrado é The Legend of Zelda: Spirit Tracks. Pouco é falado sobre o jogo, são feitos apenas demonstrações onde Link utiliza um fantasma para vencer puzzles, como fazer o fantasma atravessar fogo para alcançar um botão. O jogo terá várias viagens de trem.

Depois foi falado um pouco sobre o futuro Zelda de Wii.
Foi feito uma sessão de perguntas e respostas. A primeira pergunta foi relativa aos controles de movimento apresentados pela Sony e pela Microsoft. Miyamoto respondeu que a estratégia da Nintendo é sempre ter softwares para um produto de hardware antes de apresentá-lo. Até que isso seja feito, é praticamente impossível fazer julgamentos sobre este hardware. Porém, ele diz ser a favor de modos de controle que façam os jogadores se movimentarem.

Quando perguntado sobre sua opinião sobre o Wii Vitality sensor, Miyamoto diz estar interessado no acessório já faz um tempo. Porém, não revelou de que maneiras ele poderia incorporá-lo em seus jogos.

Sobre a dificuldade de New Super Mario Bros. Wii, Miyamoto diz que a Nintendo pretende que o jogo seja aproveitado por vários tipos de jogadores, e isso é um desafio para ele. Mesmo assim, a equipe de desenvolvimento possui algumas cartas na manga e haverá partes que serão difíceis independente do nível de habilidade do jogador.

Wii Sports Resort possui um sistema de carimbos que se assemelha aos achievements presentes no Xbox 360, PS3 e PC, e foi perguntado se isso significaria que o Wii também irá incorporar um sistema destes. Miyamoto respondeu que não, que esta idéia simplesmente se encaixa em Wii Sports Resort. Além disso, Miyamoto se diz contra a idéia de usar prêmios como motivação para as pessoas jogarem. Ele quer que as pessoas joguem porque elas gostam de jogar e querem jogar mais. Os carimbos de Wii Sports Resort servem como incentivo para os jogadores testarem maneiras diferentes de jogar.

A Nintendo gostaria de utilizar mais o acessório Wii Speak. Em todos os jogos sendo desenvolvidos, eles se perguntam se o uso dele seria uma boa idéia. Infelizmente ele não é utilizado em tantos jogos quanto a Nintendo queria.

Sobre a apresentação da E3 no ano passado, Miyamoto diz que a Nintendo tinha várias coisas a serem anunciadas mas que existem situações em que certos produtos da Nintendo não se encaixam neste tipo de apresentação. Isso acontece até mesmo para ser mostrado nos estandes, onde as pessoas têm que ficar um longo período na fila.

Para finalizar, Miyamoto diz que Sim City é um jogo que teve grande impacto em sua vida.

2 comentários:

내일의죠 disse...

hi, nice 2 meet U ^^

Lagarto disse...

Roubando a sua frase "pqp!".