domingo, 21 de junho de 2009

Controle Wars!


Atrasei para assistir todos os videos da E3, tafera completa! Segue abaixo minha opinião sobre os controles apresentados.

A Microsoft apresentou o Natal que não é uma inovação, é uma evolução do EyeToy da Sony, um ótimo controle mas esbarram em um porem, existem infinitas possibilidades de jogos casuais, mas não vejo como esse controle pode ser aplicado em jogos mais complexos (Hardcores), começando pela movimentação a longa distancia de um personagem na tela. O Erro da Microsoft foi não ter o que segurar enquanto se joga, o que ajuda na produção de um jogo complexo, e isso foi dito até pela Sony em referencia a EyeToy.

A Nintendo apresentou a evolução do Wiimote transformando a proposta inicial do Wii em realidade. O Motion Plus pode ser usado de varias maneiras, em jogos casuais como o natal mas com menos possibilidades, mas também pode trazer ótimas experiencias em jogos hardcores, como promete Red Steel 2. O Segredo é que além dos movimentos 1 por 1 você tem botões e direcionais para guiar o personagem e poder fazer certos movimentos onde a câmera da Microsoft poderia sim repetir, mas traria uma dificuldade e atraso no jogo que não valeria a pena.

A Sony também não foi original, basicamente fundiu a idéia do Wiimote com a EyeToy, e ao meu ver uma grande sacada, pois sem a EyeToy você ainda pode jogar da mesma maneira que joga com um Wiimote com Wiimotion plus, a tech demo foi muito legal e de um extremo bom gosto apresentando as tanto as possibilidades casuais quanto as hardcores, o único problema é que ainda é um protótipo e talvez seja tarde demais quando a Sony entrar neste nicho de mercado.

Fiquei devendo o video da Tech Demo da Sony na e3 acompanhe logo abaixo:


Considerações Finais: Todos os controles são muito interessantes e prometem agitar o mercado de jogos, a evolução dos controles é uma evolução sem volta como foi a da era dos consoles 2d para os 3d, a Nintendo lançou a nova tendencia, é a líder de mercado, e a concorrência está correndo atrás dos erros.

Nenhum comentário: