quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sean Malstrom : Coleira do Natal solta, Microsoft em pânico


Mais um grande artigo na página de Sean Malstrom pelo mesmo:
http://seanmalstrom.wordpress.com/2009/06/16/natals-leash-slips-microsoft-panics/

Desta vez comentando sobre os recentes rumores e especulações a cerca do repercutido Projeto Natal.
Seguem abaixo alguns trechos do artigo para discussão:

- "Hype é uma besta perigosa. Pode funcionar a seu favor de maneiras incríveis. Mas também pode morder você. Hype também pode se soltar da coleira e fugir e ainda fazer o exato oposto do pretendido."
*entenda como 'hype' uma empolgação a cerca de um produto.

- "O 'hype' cercando o Natal tem parecido 'forçado' e a retórica vinda dos executivos da Microsoft é bem absurda."

- "É difícil para os gamers ficarem interessados por algo que não tem jogos, não tem data de lançamento, não tem preço e nem mesmo um nome. É ruim o bastante todo esse marketing para deixar pessoas já empolgadas quanto à um 'não-produto'. Agora temos artigos ( http://games.kikizo.com/features/microsoft-natal-xbox-360-why-its-a-big-deal-p1.asp) dizendo que não há porque de você ficar cético sobre o hype! É a paródia de uma paródia!"

- "Uma de minhas teorias do porque ter havido um marketing tão grande para empurrar o Natal, quando não houve produto disponível e nenhum num próximo ou distante futuro, foi para manter consumidores longe do Wii.
(...) O Natal só esteve reforçando que controles por movimento são o futuro e não impedindo pessoas de comprar o Wii."

- "Com o hype do Natal fora de controle e a Microsoft implorando para nós 'imaginarmos' o futuro dos jogos, muitos começaram a 'imaginar' o Natal sendo o console sucessor do Xbox 360."

- "Lembre-se que a Microsoft funciona por regras diferentes que muitas companhias. Onde muitas companhias não gostam de vazamentos porque os competidores podem vir a rouba-los (Apple, Nintendo, Sony, etc.), a Microsoft adora vazamentos. Microsoft é primariamente uma empresa de marketing. Windows 7 é nomeação do departamento de marketing deles. O nome interno do Windows 7 é na verdade 6.1 (versão atualizada do Vista). É impressionante o tanto de 'vazamentos' da Microsoft de qualquer jeito. Apenas considere-o outra forma de marketing."

- "Quer os rumores de um novo Xbox se originem do Departamento de Marketing da Microsoft ou não, eles não estão tendo o impacto desejado pela Microsoft. Pessoas estarão menos inclinadas à comprarem um Xbox 360, não mais, se rumores de um sucessor estão chegando."

A seguir Malstrom desmente e corrige o porque a Microsoft está fazendo, não se parece em nada com o que a Nintendo fez com o Wii e DSi em termos de estratégia de produto e +: http://i41.tinypic.com/qzrzag.gif

- "Está claro que ainda não funciona propriamente. Eu ainda tenho que ver um vídeo de Burnout onde as pessoas não estejam dirigindo à 50 mph quando deveriam estar à 200, e ainda estejam batendo nas paredes o tempo todo."

- "(...) Bem, e se os soltos rumores marqueteiros de que o Natal é de fato o próximo Xbox? Isso iria incendiar o hype, certo!? ERRADO. Os core gamers do Xbox 360 vão se armar com o sentimento de que irão ser abandonados assim como a Microsoft largou o Xbox original como uma pedra."

- "Não foi um julgamento pobre dos analistas terem contado a Nintendo fora desta geração da 'Guerra dos Consoles'. Foi um julgamento pobre ter assumido que a Nintendo estaria lutando no campo de batalha escolhido por Microsoft e Sony: visão e poder.
E3 2009 é memorável porque ilustrou claramente como o campo de batalha dos consoles mudou agora, de visão e poder para toque e interface. Espertamente, Nintendo mudou o campo de batalha a seu favor. Uma batalha por controles de movimentos será, essencialmente, uma batalha de jogos first party. E sabemos, das três, qual companhia leva a melhor nisso."

- "Apesar do hype Natal se acidentar como os carros e causar dano a sua nova 'marca teste', Microsoft tem que e irá lançar um re-batizado Xbox 360 com algum controle único (obviamente, nem com todas as funções do Natal) como um contra-ataque."

- "E vamos nos lembrar que esta geração começou com gente dizendo que a Nintendo estaria saindo do ramo de consoles e que a companhia não podia mais competir."

Como o artigo é razoavelmente extenso, recomendo lê-lo na integra e não apenas os pontos aqui.

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