domingo, 15 de fevereiro de 2009

Square Enix compra Eidos por US$ 120 milhões


A produtora japonesa de videogames Square Enix fechou acordo para a aquisição da Eidos. A responsável por títulos como Tomb Raider e Championship Manager será vendida por 120,8 milhões de dólares. A Square Enix também anunciou na quinta-feira que estava adiando o lançamento da mais recente versão de seu sucesso Dragon Quest em quase quatro meses, e reduziu suas projeções de lucro anual.

A Square Enix, também produtora dos jogos Final Fantasy, informou que pagará 32 pence por ação da Eidos, em dinheiro. A companhia britânica foi prejudicada pelas vendas norte-americanas inferiores às esperadas de Tomb Raider: Underworld, a mais recente aventura da sexy guerreira Lara Croft. Isso representa preço mais de três vezes superior ao fechamento de nove pence que as ações da Eidos registravam em 14 de janeiro, o dia anterior ao anúncio da oferta.

O acordo aumenta a pressão sobre a gigante de mídia norte-americana Time Warner, que controla 20% da Eidos e era mencionada como possível compradora. A Time Warner não quis comentar de imediato. As ações da Eidos, que vendeu mais de 30 milhões de jogos da série Tomb Raider em todo o mundo, mais que dobraram de valor, para 31,25 pence -pouco abaixo do preço de oferta.

A Eidos diz que as expectativas de lucro reduzidas significavam que ela teria de negociar com seu banco sobre um teste de sua situação financeira marcado para 9 de junho. As ações da Square Enix fecharam em queda de 6%, cotadas a 2.040 ienes, antes que ela anunciasse seus resultados para os três primeiros trimestres de seu ano fiscal e o acordo com a Eidos.

A Square Enix anunciou que adiaria o lançamento do Dragon Quest IX, para o Nintendo DS, no dia 11 de julho, ante a data originalmente planejada de 28 de março, devido a "problemas graves" no software que está em desenvolvimento.

Nenhum comentário: