terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

The Conduit: tudo sobre o FPS que está sendo produzido exclusivamente para destronar Halo

21 de abril de 2008, de um pequeno estudio surge o anuncio de que seria possível ter graficos de PS3/Xbox 360 no Wii. Segundo a HVS, este é o resultado de um trabalho de 15 da empresa no desenvolvimento de games.

Gráficos de PS3 e Xbox 360 no Wii? Possível para a High Voltage Software.

A plataforma de última geração da Nintendo está sendo vista como um dos consoles mais aclamados de todos os tempos. Considerado o videogame de última geração mais vendido da atualidade, o Nintendo Wii apenas peca em aspectos gráficos e alguns quesitos temáticos, visto que a maioria dos jogos direcionados para a plataforma são considerados ?infantis? e ?insossos? por diversos críticos.

Mas essa maneira de pensar está sendo fortemente contestada por uma empresa. A produtora de games High Voltage Software aparece com uma proposta interessante: revolucionar o Wii com gráficos típicos de PlayStation 3 e Xbox 360. Diferentemente das outras empresas (que focam a famosa jogabilidade do Wii), a companhia está desenvolvendo uma tecnologia inovadora denominada Quantum3.

A engine é considerada uma das mais poderosas da atualidade. Com isso, os jogos de Wii poderão exibir efeitos visuais espetaculares, como dinâmica de sombras e luzes, movimentações reais de água e texturas mais aprazíveis do que ocorre hoje em dia. Além disso, a jogabilidade será mais suave com essa tecnologia, visto que muitos recursos técnicos avançados são encontrados na engine. Os jogadores saem ganhando bastante nessa brincadeira.

Há pelo menos cinco projetos futuros da High Voltage que contarão com a ajuda da Quantum3 em seu desenvolvimento. Um deles é The Conduit, jogo que promete gráficos simplesmente arrepiantes.

Kerry Ganofsky, CEO da HVS:

Achamos que é realmente uma pena que os editores e desenvolvedores não estejam aproveitando as capacidades técnicas do Wii. A maioria dos jogos nem sequer são tão bons como os titulos de PS2, e isso é uma verdadeira bofetada na cara dos consumidores.

Tecnicamente a Quantum3 engine promete melhores efeitos, como bump mapping, reflexão, refração, brilho, detalhes de mapeamento, motion blur, shadow map, interação complexa com água e superfícies de efeito, entre outros recursos. O motor Quantum3 também inclui inteligência artificial avançada, trazendo aos personagens desenvolvidos capacidades mais similares ao comportamento humano. A engine foi utilizada em alguns títulos anteriores pela sua desenvolvedora, mais sofreu grandes melhorações para uma maior performance no Wii. Para ver o video da tech demo da Quantum3 Engine e do gameplay do game, clique aqui.

E logo após o anuncio da nova engine, veio o anuncio de The Conduit, e a promessa de mais 5 projetos que utilizam a engine para o console. The Conduit foi primeiramente revelado pela IGN em 17 de abril de 2008, em 29 de outubro de 2008 a IGN revelou que o jogo seria lançado oficialmente pela Sega. O desenvolvimento de The Conduit teve inicio em outubro de 2007. Apesar das limitações de hardware do Wii, a High Voltage Software criou a engine para fazer com que The Conduit tivesse uma experiência visual comparada a jogos dos consoles PlayStation 3 e Xbox 360

O enredo é focado em uma invasão alienígena em Washington, DC em um futuro próximo. A raça de alienígenas utilizam os Conduits, aparelhos que servem como portais, para lançar suas forças na cidade. Uma organização chamada Trust envia Mr. Ford, um novo agente, para a área afim de descobrir as razões do ataque. O modo multiplayer online inclui alguns modos de jogabilidades diferentes como Deathmatch e dispõe de chat de voz compatível com Wii Speak.

The Conduit possui uma experiência típica de um jogo de tiro em primeira-pessoa, focando-se em um ambiente 3D com um personagem em perspectiva em primeira-pessoa. Um diferencial presente no jogo é um aparelho chamado "All-Seeing Eye," ou ASE, o qual é utilizada pelo jogador desde o inicio e utilizado para resolver diversos enigmas. O ASE pode detectar armadilhas escondidas e inimigos durante os níveis, e revelar opções secretas no nível que podem ajudar o jogador no progresso, como portas invisíveis, plataformas e outras interações com objetos.

O esquema de controles em The Conduit foram inspirados pelos jogos Metroid Prime 3: Corruption e Medal of Honor: Heroes 2, jogos de tiro em primeira pessoa que foram bem recebidos pelo uso dos controles. Existe a opção de modificar os controles de acordo com a vontade do jogador, incluindo a habilidade de alterar a caixa delimitadora, a velocidade em que o jogador move a câmera,e a sensibilidade do cursor. Todas as opções de modificações podem ser realizadas em tempo real, sem ter que sair da tela de ajustes para testar as mudanças. Os desenvolvedores também incluíram a opção na qual o jogador pode modificar o layout do controle, onde a função realizada por qualquer botão ou movimento do Wii Remote pode ser trocado por qualquer outro botão ou movimento. Outros aspectos customizáveis incluem a modificação da velocidade de correr e o layout do HUD do jogo; os elementos do HUD podem ser movidos para locais diferentes ao redor da tela ou serem completamente removidos.

O modo campanha de single-player em The Conduit consiste em nove missões. A história é contada em pequenas cenas entre as missões, porém, transmissões de rádio e televisão serão escondidas dentro das missões para que o jogador encontre. Essas transmissões não são necessárias para que se entenda completamente a história, mais fornece informações suplementares ao enredo. Em adicional, enquanto o jogador explora o jogo mais pistas são encontradas no ambiente, como objetos precisamente locados em alguns locais históricos, podem ser descobertos para surgirem questões sobre elementos da história. A intenção disso era de premiar os jogadores que querem explorar e entender mais sobre o enredo, e ao mesmo tempo sem tirar a experiência dos jogadores que só querem completar o jogo.

Os principais inimigos de The Conduit são a raça alienígena insectoíde chamada Drudge. Suas forças são divididas em pelo menos quatro tipos principais: Mites, Drones, Skimmers e Scarabs. Mites são a forma menor, alguns podem voar e outros explodem quando se aproximam do jogador. Drones são a forma adulta dos Drudge que servem como soldados comuns e Skimmers são a forma adulta alternativa que podem voar. Scarabs são os mais perigosos do grupo, equipados com um exoesqueleto altamente blindado e armas poderosas. Outros inimigos encontrados no modo campanha incluem militares dos Estados Unidos controlados por Drudges, esse militares foram atingidos por vírus alienígena, tornando-os escravos e criando um exército de seguidores. Há ainda uma facção dentro da organização Trust, a qual possui Drudges como aliados para seus próprios propósitos desconhecidos.

Os Drudges incorporam vários dispositivos para derrotar ou enfraquecer o jogador. Entre estes está o portal Drudge ou "Conduit", que pode ser colocado ao longo de um plano para permitir que Drudges desovem os inimigos até que sejam destruídos pelo jogador. Outros dispositivos encontrados,são tais como uma "Unidade Regeneradora" e "Pulse Box". A engine do Quantum3 dá aos Drudges uma inteligência artificial avançada que permite a adoção de estratégias diferenciadas de combate. Alguma delas incluem o reconhecimento de quando o jogador está aberto para ataque, ou de correr e se esconder quando é contra-atacado.

Nenhum comentário: