quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nintendo e Sakurai criam empresa e iniciam um novo projeto


A Nintendo anunciou um novo projeto que terá como diretor Masahiro Sakurai, que desempenhou o mesmo papel no popular game de luta "Super Smash Bros. Brawl", para Wii. Para isso, a "Big N" criou uma nova empresa, chamada Project Sora, em conjunto com a produtora Sora de Sakurai.

A Nintendo entrou com 72% dos 200 milhões de ienes (US\$ 2,16 milhões) do capital inicial e o número previsto de funcionários será de 30 pessoas.

Por ora, nenhum detalhe do jogo foi anunciado: tema, gênero ou plataforma. Satoru Iwata, presidente da Nintendo, apenas disse que é uma "missão especial" que não da franquia "Smash Bros". Em entrevista que foi publicada no site do Project Sora, Iwata também pediu um jogo em que não é muito da competência da Nintendo. "(...) é algo que só poderia ser feito com o apoio da Nintendo, mas também é não pode ser feito pela Nintendo", diz o presidente.

"Pretendo conduzir o projeto em algo que está fora do caminho da evolução da Nintendo", disse Sakurai. "Quero que seja um título que apele aos usuários mais entusiastas, mas também que tenha novas ideias". Por fim, disse que promete ser "uma experiência diferente, como nunca antes houve".

Uma das inovações do projeto está na formação da equipe. O Project Sora está contratando profissionais no momento, mas será um contrato para apenas um jogo. A proposta é similar aos filmes de Hollywood, em que as equipes são temporárias, e também lembra o método de produção de "Super Smash Bros. Brawl", em que um time foi montado apenas para o projeto, incluindo uma grande quantidade de compositores famosos.

Links:

Nintendo Press Release here
Project Sora site

Além disso a Nintendo anunciou na semana passada que criaria um novo centro de ''Pesquisa Desenvolvimento'' e nós do Green Geeks ficamos devendo a notícia:

Enquanto a crise financeira está forçando companhias em todos os lugares do mundo a fecharem postos de trabalho, estúdios e filiais, a Nintendo anunciou que irá construir um novo centro de pesquisa e desenvolvimento no Japão. A nova estrutura será erguida em um terreno de 40 mil metros quadrados recentemente comprado, próximo à sede da empresa, na cidade de Quioto, Japão. O local era um campo de golfe anteriormente. A data para o começo da construção não foi revelada, mas considerando-se que até mesmo a Nintendo reduziu suas previsões de lucro para 2009, não deve ser algo apressado. O plano é que o local seja usado para pesquisa e desenvolvimento de novos jogos, softwares e hardwares.

2 comentários:

Rodrigo disse...

hey!

O Renato anda por ae? ele nao entra mais no msn, e eu nem acho ele qdo ligo la... :P

Kahall disse...

fala rodrigo, to em uma correria só, depois te dou um toque...