segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Nerds - Origens e Cultura

Etimologia

A expressão é utilizada desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também há uma versão na qual a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia, que eram dados a passar noites em claro nas suas pesquisas. Na década de 1960 difundiu-se a sua conotação pejorativa, aplicado a pessoas com inteligência geralmente acima da média, com alguma dificuldade em se relacionar socialmente, e que não obedece aos padrões, principalmente físicos e intelectuais, da sociedade tornando-se uma pessoa marginalizada, tímida e solitária. Atualmente no entanto o termo nerd vem sendo usado por determinados grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem.

Estereótipo

Segundo uma definição de Lia Portocarrero, "...é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar."

Segundo Paul Graham, "Existe uma forte correlação entre ser esperto/inteligente e ser nerd, ou melhor, há uma correlação inversa maior ainda entre ser nerd e ser popular. Ser esperto parece fazer a pessoa não popular". E dessa forma que vem a conotação pejorativa.

Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, muito divulgado em filmes ou desenhos animados, que geralmente não correspondem a realidade total. Eles não têm um padrão próprio de vestuário e são muito sociáveis quando se sentem confortáveis no ambiente.

Apesar de serem uma Tribo Urbana, é difícil reconhecê-los no dia-a-dia pois, ao contrário das outras tribos, não tem um estilo facilmente reconhecível à primeira vista. Tampouco gostam dos mesmos tipos de música, e nem todos freqüentam os mesmos lugares (apesar de uma grande parte frequentar convenções de quadrinhos e ficção científica).

Atualmente surgiu um novo tipo de nerd, são os geeks:

Definição:

Geek é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria" que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro etc.

A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo, e já não há um significado definitivo. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes como geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas.Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é "geeks fazem acontecer."

Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende”.

Para o psicólogo Erick Itakura, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, geek e nerd são a mesma coisa. Em sua opinião, o que mudou ao longo dos anos foi à aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia.
- Antes, ficavam confinadas. Hoje, o que tem de comunidade sobre o orgulho de ser nerd no Orkut. Essas pessoas começaram a se encontrar, formar grupos sociais.

De acordo com o diretor de comunicações do Google Brasil, Carlos Felix Ximenes:
- Hoje tem valor em ser nerd! Aqui no Google, somos meio geek, e buscamos pessoas dedicadas, bons alunos, mas com facilidade de interagir. O Google procura nerd geek social.

Origem:

A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha à vida "comendo" bugs de computador.

A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores"

Geek ou Nerd?

''Geek nada mais é do que o nerd modernizado.''

Como o Geek é uma nova geração de Nerds, mais descolados, eles podem ser distinguidos de seus antecessores por características singulares.

Um Nerd possui inteligência e capacidade mental natos, acima da media. É sociável, mas muito tímidos para popularidade.

Um Geek pode ser tão inteligente quanto um Nerd, porem, em alguns casos, essa é uma condição adquirida, pois a paixão pelo conhecimento e a avidez pela aprendizagem fazem com que geeks tornem-se especialistas em suas respectivas áreas tecnológicas. Muitos geeks preferem utilizar seus conhecimentos em benefício próprio, pois, geralmente, são muito populares em seus núcleos sociais e por serem exímios articuladores políticos, dominam muitos assuntos para jamais serem excluídos de uma boa conversa, pois adoram um debate erudito.

As características citadas acima podem ser observadas em dois ícones internacionais do mundo dos softwares: Bill Gates e Mark Shuttleworth. Bill Gates, considerado o pai da informática moderna, possui inúmeras características que o estereotipam como um legitimo Nerd, com todas as qualidades e defeitos. Do outro lado Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd e considerado o profeta da nova era de programação, um legitimo geek. O nerd social dos tempos atuais.

Os Geeks e Nerds criaram uma série de rótulos para alguns hobbies mais populares sendo os principais os:

Gamers:

Os Nerds e Geeks não são obrigatoriamente gamers mas a grande maioria é gamer.

Video gamer: Um tipo de gamer que gosta de jogar videogames.

Table gamer (Card Gamers & RPGistas): Um tipo de gamer que gosta de jogos de mesa. O termo é geralmente usado para gamers que jogam jogos de miniaturas mas também pode referir-se a jogos de tabuleiro, jogos de cartas ou role playing game.

Historicamente, o termo "gamer" geralmente se referia a alguém que jogava role-playing games, ou jogos de miniatura. Entretanto, mais recentemente o termo tem crescido e incluído os jogadores de videogame. Enquanto o termo nominal inclui aqueles que não se consideram necessariamente serem gamers (por exemplo os gamers casuais), é mais usado comumente para aqueles que passam seu tempo livre jogando ou aprendendo sobre jogos.

Há muitas comunidades de gamers ao redor do mundo. Muitas delas tomam formas de webrings, fóruns de discussão e outras comunidades virtuais, assim como clubes sociais de faculdade e universidade. Lojas especializadas em jogos freqüentemente servem como locais de encontro para organizar grupos de jogadores.Antes da emergência da Internet, houve muitas comunidades PBeM desenvolvidas que se parecem com os jogos online de hoje encontrados.



Em Outubro de 2006, a Entertainment Consumers Association (ECA) foi estabelecida como a primeira organização de sociedade sem fins lucrativos formada para representar consumidores americanos. Uma entidade de mesmo modo denominada, a Entertainment Software Association (ESA), foi formada em 1994 para representar a indústria de software de entretenimento. A ECA foi formado, em parte, em resposta à aparentemente representação não balançada (p. ex., o ESA, IGDA e outros) do ato de jogar no Congresso dos Estados Unidos.

Fanboys:

...ou também Fanbase, é um grupo caracterizado por ser fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas.

Exemplos: Otakus(Animes e Mangás), Videogames( Nintendo, Sony, Microsoft, Sega ...), HQs (Marvel, DC, Vertigo, Dark Horse , Asterix, Tintim ...), Series( Big Bang Theory, Lost, Heroes, Bionic Woman, Star Trek, Battlestar G., Babylon 5 ...), Filmes (Jurassic Park, Indiana Jones, Star Wars, Matrix...), RPGs (D&D, Storytellering, GURPS...) Cartoons (Disney Classicos, Hanna Barbera, Pixar, Dreamworks...), Livros (Tolkien, J.K. Rolling, Stephen Hawking, Joseph Campbell...).

Ser fanboy de alguma coisa é um traço que 100% dos nerds e geeks possuem.

Existem fanboys fanaticos(conhecido como istas) que são odiados porque causam muita polemica por serem extremamente puristas e nunca aceitarem uma critica em cima do que gostam dando muitas vezes desculpas esfarrapadas. O Exemplo classico do fanboy fanatico é aquele fã de algum livro, Mangá ou HQ que vai assistir uma adaptação da obra para o cinema e um por fim se obteve otimo trabalho no filme e ele critica duramente porque a unha do personagem X está verde agua e nao verde limão como no original. Outro exemplo é aquele rapaz que compra um videogame de alguma marca Sony, Microsoft ou Nintendo e seu videogame está realmente ruim de jogos e ele discursa maldosamente sobre os outros videogames para justificar a sua compra (infelizmente existe muito isso entre os gamers).

E existem os fanboys comuns que gostam de alguma obra mas são muito mais abertos a discussoes reconhecendo falhas dos livros, filmes, jogos, consoles e etc. Um exemplo classico desse tipo de fanboy, é também, como o fanatico facilmente reconhecido no cinema, é aquele cara que assiste o filme de determinado livro, hq ou mangá onde a adaptação fez varias mudanças na historia e figurino orginal ficando com um resultado muito bom e ele sabe reconhecer que mesmo com as mudanças o filme foi bom (só não pode desfigurar a obra poruqe aí não tem fã que aguente)

OBS: Eu, o autor do texto sou um fanboy assumido da Nintendo, tenho um videogame da Microsoft e sei reconhecer que o Wii não é perfeito e existem muitos jogos imperdiveis do Xbox 360 que eu quero jogar e que ja joguei.


2 comentários:

Pâm disse...

OMG! muito bom! vc é um dos únicos que conseguiu definir com certa destreza os "geeks" [sou fã de livros,HQ's,Star Wars,The big Bang Theory e Cartoons...put'z...já fui muito zoada por isso...hj é moda],muito bom mesmo[destaque para meninas geeks que hj são bem aceitas como eu,que já fui ridicularizada por isso --'] valew mesmo! bjim

Pâm disse...

BTW...a camisa do lanterna verde lá da foto...EU TENHO *.*