segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Até onde a crise mundial vai afetar nosso hobby?


Li ontem que a Free Radical fechou as portas por causa da crise, uma das grandes alavancas para este acontecimento são as baixas vendas dos principais jogos chefe da empresa que carregam nomes que em tempos normais venderiam muito bem, e, surpreendentemente hoje mais uma empresa que eu gosto anunciou que está por um fio da falência, o que me deixou intrigado é que empresas bem menores e piores que acabariam bem antes da factor 5 ou da Free Radical ainda estão no mercado e ganhando dinheiro.
Analisando tudo nota-se que a geração HD se tornou-se muito cara para esta crise, enquando a produção de um jogo em HD custa em media 20 milhoes de dólares, um que utiliza um hardware mais pobre custa 5 milhoes, o que está acontecendo é que os jogos da geração HD são superproduções, não recebem o apoio do plublico casual e precisam vender bem mais para gerar lucro enquanto os jogos de baixa renda principalmente os casuais que são mais baratos vendem pois podem ter uma desvalorização mais rapida e menos dolorosa para a empresa, conseguindo vender tanto para o publico casual quanto para os tradicionais ''jogadores'' por um preço muito mais competitivo e obtendo um lucro bem maior, mas o pior nisso tudo é que os jogos realmente bons estão entrando em processo de extinsão porque é muito mais facil e lucrativo pra uma empresa lançar um jogo de pingue e pongue do que contratar um roteirista, uma equipe de animação competente, um diretor de nome, licenciar uma engine onde a jogabilidade seja boa e variada e ainda por cima contratar uma equipe de marketing extremamente habil pois o publico alvo em 90% das vezes é o publico mais velho na faixa dos 21 aos 30 anos, então concluindo meu raciocinio acredito que passaremos por um periodo onde a industria tentará enfiar guela abaixo produtos de baixo custo e de alto lucro pra sobreviverem a essa crise.

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