terça-feira, 15 de julho de 2008

Resumo: Conferencia Sony


No Shrine Auditorium, onde a Sony começa em instantes sua apresentação, há várias telas mostrando títulos já lançados para PlayStation 3 como Metal Gear Solid 4, Gran Turismo 5 Prologue, Echochrome e muito mais. Há também alguns de PSP como LocoRoco.

Agora começou. Uma montagem com vários games -- como Killzone 2, Metal Gear Solid 4, Buzz, Resident Evil 5, Bioshock, Little Big Planet, Rock Band 2, The Force Unleashed, Singstar, MotorStorm, Uncharted, inFamous -- dá início aos eventos. Logo a seguir, trailers com jogos de PSP (Ratchet & Clank) e PS2, e a PSN sendo representada por seu logo e o jogo PAIN. Ratchet, Resistance, Street Figther IV, Ghostbusters.

Enfim, Jack Tretton, Presidente e CEO of SCEA, entra no palco. Apesar de alegar que "este é o evento mais estressante do mundo", ele dá as boas-vindas aos visitantes e demonstra empolgação.

"Uau, obrigado a todos por virem". Ele cita que o Shrine Auditorium já hospedou premiações a astros de cinema como Kiefer Sutherland, Tom Hanks e Jack Palance. "Os astros da vez são Solid Snake, Kratos, Nathan Hale e Sackboy".

Ele promete um acervo com "as maiores exclusividades na indústria" e que a Sony está apenas começando. Ele comenta que a Sony almejava oferecer games que superassem tudo já visto desde o conceito do PlayStation original, também citando como a propagação do DVD foi ajudada pelo PS2.

"PSone foi o primeiro console a vender mais de 100 milhões de unidades". Ele continua a citar a linha do tempo de jogos para os sistemas da companhia, alardeando o grande intervalo de tempo entre o lançamento de cada console e seus jogos de peso, e como ainda rendiam títulos de pesa mais tarde em seus respectivos ciclos de vida.

O poderoso Chip cell, que alimenta o PS3, rendeu o recorde do livro Guinness por conta da iniciativa Folding@Home, que usa computação distribuída para estudo de substâncias para ajuda à medicina. O Blu-ray venceu a guerra dos formatos o que foi um marco para o ano, trazendo algo para todos: jogos, filmes em alta definição, música e tudo mais.

No entanto, Tretton diz que o evento se trata de "jogos alucinantes": GT5 e seus carros realistas; o mundo aberto e imersivo de GTA4; o clima épico de Metal Gear Solid 4. Segundo Tretton, o PS3 tem mais games exclusivos do que outras plataformas. Com o PSP, isto também acontece: Echochrome e Patapon foram citados. Singstar, originalmente lançado no PS2, continua sua caminhada no PS3.

"Resistance 2" é apresentado no telão, com uma apavorante batalha contra um inimigo gigantesco caminhando entre os prédios da cidade. É um clima de filme de monstro gigante, mas com os soldados que acompanham o jogador enfrentando o monstrengo que levanta o herói na mão -- e como não é bobo nem nada, lasca um míssil na boca do bicho. A perseguição entre o monstro gigante e Nathan se dá à medida que ele entra em prédios, desce escadas, sob constante vigilância do alienígena. A seqüência é frenética.

Mais detalhes da trama são revelados, como a invasão dos Chimeras (raça alienígena) nos anos 50 que dominaram a cidade de Chicago e removeram todos os traços de humanidade. O vírus vai se espalhando por investidas na terra e naves que sobrevoam as metrópoles.

Ted Price, diretor-presidente da Insomniac continua, alardeando os modos online versus e cooperativo. Na seqüência, um novo trailer em uma área inédita do game, no estado americano de Idaho. Enormes torres alienígenas, ruas cobertas de corpos, veículos gigantes, e aquele clima de "Guerra dos Mundos" na maior parte do tempo...

Tretton volta ao palco e comenta sobre o advento do conteúdo criado pelos usuários -- natrualmente, preparando o público para uma apresentação de LittleBigPlanet, criado pela Media Molecule para o PS3.

A criação e compartilhamento de fases e cenários, junto com o elemento social online do jogo, é considerado por Tretton "uma experiência PlayStation". Alex Evans, da Media Molecule, vem apresentar uma fase do game especialmente feita para o evento.

O sempre simpático Sackboy, bonequinho de estopa do game, pinta no telão com um estilo esportivo -- e a fase é um gráfico que faz um apanhado geral da indústria em 2008.

Uma série de trocadilhos -- como "estamos no apartamento de frente pra praia na indústria" e um cenário com uma casa branca ao lado do mar" -- aparecem.

Tudo para demonstrar os números da companhia. Em 2008, a América Latina passará a receber o PlayStation 3. Vários jogos entrarão no programa "Greatest Hits" com games a US$ 29,99 -- COD3, Warhawk, Fight Night, NFS Carbon, R6 Vegas, Assassin's Creed, Oblivion e Ninja Gaiden Sigma.

Isto conclui a charmosa apresentação em formato de fase de LBP. Evans diz que as pessoas estão conseguindo criar fases com facilidade, quebrando um pouco a impressão de que criar jogos é difícil.

Tretton volta ao palco para falar do PlayStation 2, velho de guerra. Ele considera o PS2 um "incubador" para novos consumidores, aumentando o número de compradores do PS3 em função de seu antecessor.

Na sequência, uma montagem: jogos esportivos da EA, Star Wars: The Force Unleashed, Warriors Orochi 2, Singstar Pop, Yakuza 2, Madden 2009, Mercenaries 2: World in Flames -- todos para o PS2.


"PS2 a US$ 129 é um ótimo início a jogos sociais", citando títulos como Singstar e Rock Band.


O programa de questionários Buzz sairá para o PSP e PS3, sendo que a versão console virá com pacotes temáticos para download. Já o game de karaokê Singstar vendeu 1.9 milhões de músicas por download desde seu lançamento. No quarto trimestre, sairá um novo bundle de PS2 com "Lego Batman" e o longa de animação "Justice League New Frontiers" por US$ 149.

Depois de alardear a importância da Internet na vida das pessoas, o executivo comentará sobre a PlayStation Network. Em breve, todos os usuários terão acesso às suas informações de console independente de qual aparelho utilizarem.

Jogos, filmes, programas de TV e interação social são o foco da empresa -- sem cobranças fixas ao consumidor. Números da PSN: 180 milhões de conteúdos já foram baixados. Tretton revela ter uma surpresa aos visitantes: Ratchet & Clank Future: Quest For Booty para PSN, um game mais barato, de duração mais curta, e o humor clássico da série intocado. É uma continuação da saga Future, dando continuidade a Tools of Destruction. O herói contará com uma nova ferramenta para movimentar objetos à distância.


Quest For Booty custará US$ 14,99 e tem lançamento previsto para o verão americano. Mais jogos para a PSN em uma montagem: Quest For Booty, Crash Commando, Fat Princess, PixelJunk Eden, Pain Amusement Park, Flower, Siren: Blood Curse, Rag Doll Kung Fu: Fists of Plastic.

Tretton comenta a distribuição de conteúdo específica à função GTTV -- a nova programação começará em 1º de agosto. Comentando sobre o espírito competitivo de uns e outros, Tretton comenta sobre a inclusão do sistema de Trophies ("Troféus") para os jogadores "jogarem na cara" dos outros os seus feitos. O que leva ao próximo tópico: a PlayStation Home.

Tretton diz que houve um grande avanço no programa, e uma série de parcerias com a Home -- não só com desenvolvedoras de jogos como também com empresas de outros ramos, como a Nike. Mais um trailer: desta vez vemos cenários temáticos de Warhawk, Uncharted e Resistance.

Ele então convida os presentes a conferirem a Home no estande da Sony. A Home também permitirá a compra e aluguel de filmes e programas de TV através deste ambiente virtual. Sony Pictures, Fox, MGM, Lionsgate, Warner, Disney, Paramount, Turner e Funimation oferecerão seus produtos em resoluções padrão e alta. Este conteúdo também poderá ser executado no seu PSP.

Uma demonstração ao vivo de como este procedimento de compra de conteúdo a partir da PlayStation Store é realizada. Direto na aba "Movies", é possível selecionar por gênero, resolução, origem (TV, anime, etc...), estúdios, etc... Cada página de estúdio vem com uma telinha de fundo diferente -- por exemplo, o leão da MGM. O exemplo escolhido -- a comédia Walk Hard: The Story of Dewey Cox -- pode ser alugada por US$ 2,99, e um pequeno trailer pode ser conferido antes da compra via streaming.

O usuário pode comprar o conteúdo através do próprio PS3 -- e no caso, transferir o filme via USB pro PSP -- ou na versão PC da loja online da Sony. Todo este conteúdo do sistema de venda e locação de vídeo estará disponível a partir de hoje à noite.

Passando para o tópico PSP, ele cita que o Slim & Lite aumentou e muito as vendas do portátil. Além da portabilidade de conteúdo citada agora a pouco, interligação sem fio entre PS3 e PSP também foi citada. Um novo bundle para o PSP, para um público mais jovem será lançado em outubro: um PSP prata, Ratchet & Clank Size Matter e um cupom valendo o download de Echochrome por US$199.

Tretton apresenta uma produção da Sony Bend Studio para o PSP -- o jogo de guerra "Resistance: Retribution". Essa versão é ambientada na Europa. O jogo é apresentado de uma perspectiva por cima do ombro do protagonista, onde o protagonista enfrenta toda sorte de inimigos da raça Chimera em uma variedade de cenários urbanos e sci-fi. Seu lançamento está marcado para o segundo trimestre do ano que vem.

Patapon 2, LocoRoco 2 e Midnight Club: LA Remix são exemplos de bons jogos que o público curtirá. Na seqüência, mais uma montagem em vídeo: Star Wars The Force Unleashed, Madden NFL 09, LocoRoco 2, NBA 09: The Inside, Super Stardust Portable, LEGO Batman, Patapon 2, Buzz! Master Quiz e Valkyria Chronicles. Vale notar que alguns destes ainda não tinham sido anunciados! Tretton volta a comentar as possibilidades de toda a família PlayStation -- PSN, PS3, PSP e PS2, como seus games e conteúdo e tudo mais.

Agora, voltando ao PS3: haverá integração do Home com o YouTube, sendo possível enviar conteúdo diretamente ao serviço de vídeo do Google. Life With PlayStation sairá antes do fim do mês, com uma série de programação direcionada aos entusiastas do trabalho da Sony. Passando o assunto para a Sony Online Entertainment, ele cita títulos como Everquest, The Agency e Free Realms. Jim Lee, criador executivo de DC Universe Online, vem ao palco -- não sem antes imitar as flexões de um braço só de Jack Palance -- comentar e revelar oficialmente o projeto ao mundo.

Lee se revela um ávido gamer, e ainda mais em se tratando de jogos online. Ele diz que hoje é o dia de fundir estes dois universos: quadrinhos e videogame. O jogador criará seu herói ou vilão para realizar uma série de aventuras nas cidades dos quadrinhos da editora, como Metropolis e Gotham. Um trailer mostrando os mais conhecidos heróis da DC é exibido, alternando com ilustrações conceituais de Jim Lee para o projeto. O vídeo apresenta Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Batman, Super-Homem, Asa Noturna, Bizarro, Mulher-Gato, Coringa, Brainiac dentre outros.

Tretton volta ao palco e reafirma o comprometimento a trazer conteúdo a todos. O foco do PS3 será a edição de 80GB do console. A partir de setembro, este pacote -- Core 80GB Pack -- custará US$ 399,99, o que confirma a especulação de que o modelo de 40GB seria substituído.

Ele diz que o vão está se abrindo entre o que as desenvolvedoras podem fazer entre no PS3 e seus rivais. Uma série de depoimentos em vídeo para amparar o argumento, com executivos da Treyarch (Call of Duty: World at War), EA Tiburon (Madden NFL), , Ubisoft (Far Cry 2), Bethesda (Fallout 3), Ubisoft (Prince of Persia), LucasArts (The Force Unleashed), 2K Marin (Bioshock). Assuntos como armazenamento, processamento e o disco Blu-ray são amplamente elogiados pelos convidados no vídeo.

Voltando a Tretton no palco, ele comenta a variedade de jogos para o PS3 pro ano: LittleBigPlanet, Motorstorm Pacific Rift, MGS4, Quantum of Solace, SOCOM Confrontation, Ghostbusters, Soul Calibur IV, Resistance 2, The Agency, Naruto Ultimate Ninja Storm, Mirror's Edge, Resident Evil 5, Singstar, Guitar Hero World Tour, NBA 09: The Inside, Buzz! Quiz TV, Killzone 2 e Fallout 3.

Para saciar a curiosidade de todos, ele cita o que vem depois do período de festas, em 2009: God of War III. Nada de cenas in-game, no entanto: apenas um grande -- e imponente -- teaser. Kratos, o poderoso herói, aparece ao topo de um templo em uma área devastada.

Na seqüência, Infamous -- o título da Sucker Punch onde o jogador controla um humano superpoderoso em um mundo caótico -- é apresentado. O trailer tem uma apresentação remetendo bastante às histórias em quadrinhos. O herói questiona por que sobreviveu a um misterioso incidente, e se deve usar seus poderes para ou bem -- ou se deixar corromper.


O último título a ser mostrado é um game inédito que Tretton diz ser "impossível de realizar em outros sistemas": MAG ("Massive Action Game") uma produção da Zipper.

O jogo trará batalhas de escalas ''épicas'' para até 256 pessoas ao mesmo tempo. O game não contará com personagens AI, só jogadores; a jogabillidade será baseada em táticas de esquadrão, reconhecendo os feitos dos usuários aptos a serem líderes. O jogador poderá evoluir seu personagem de acordo com seu estilo de jogo, criando assim uma carreira ao jogar diariamente. O trailer de MAG é apresentado na sequência e dá a entender a importância da hierarquia em cada lado da facção.


O clima é de guerra urbana em uma cidade desértica, com veículos e grandes quantidade de soldados, aparentemente com habilidades e funções distintas na linha de frente. Jipes, encouraçados, aviões, paraquedistas... há de tudo para os fãs de jogos de esquadrão, que serão divididos em grupos de 8 soldados.

Tretton volta ao palco para encerrar as atividades, agradecendo aos lá presentes e se despede.

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