quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Retro Review - Odin Sphere


Oboro Muramasa um dos jogos mais alardeados pelo blog é considerado uma sequencia espiritual (sequencia de um esilo de jogo unico) saiba mais sobre a inspiração do jogo.

Odin Sphere (Playstation 2)

A muito tempo atrás, um jogo de Saturn fez um sucesso até que bom, seu nome era Princess Crown, o jogo tinha um sistema interessante, era um action-rpg 2D com visão lateral, coisa que naquela época era raro para RPG´s, que eram presos no paradigma da visão "aérea".
Princesso Crown fez sucesso na época, por usar de elementos de seleção de magias e itens dentro da ação do jogo, este sistema foi porcamente copiado nos Dungeons&Dragons para a plataforma CPS-2.

Agora sai Odin Sphere, a continuação "espiritual" de Princess Crown.
Quando ví Odin Sphere em vídeo, fiquei besta com a qualidade gráfica e das animações do jogo, peguei ele ontem, quase virei a noite jogando o maldito! O jogo é bom demais, viciante ao extremo e LINDO! É o jogo 2D mais lindo que já ví.

O enredo conta que as nações de Erion viveram sempre preocupadas com a paz, à medida que os reis e rainhas vigiavam-se à espreita de quaisquer sinais de fraqueza. Quando o país de Valentine é obliterado pelo poder de um antigo artefato, uma sangrenta guerra espalha-se entre as fadas de Ringford e os guerreiros de Ragnanival. O que eles não sabem, contudo, é que estão agindo para desencadear uma profecia quase esquecida, que pode levar o mundo à destruição total. O jogador deve assumir o controle da princesa guerreira Gwendolyn, filha de Odin, e seguir o rastro de uma intrincada história até descobrir a verdade por trás da profecia

Graficamente o jogo é um espetáculo, nunca ví nada parecido, TUDO no jogo foi pintado a mão, digitalizado e depois animado maravilhosamente!
A ação do jogo é inteira em 2D, o que deixa tudo muito chapado, parecendo que você está interagindo com uma pintura. Cheio de efeitos de Zoom sem estourar, efeitos de iluminação e particula perfeitos.
O jogo roda a 60fps, com algumas quedas bestas que acontecem raramente. Se vc tiver uma VGA box ou um PS2 rodando numa TV foda, o jogo fica mais lindo ainda, a gama de detalhes nos personagens aumenta.

O sistema de controle é o seguinte, [] ataca, X Pula, se segurado faz o personagem "planar" e dar ataques aéreos, /\ Entra no menu de magias e O entra no menu de itens, ambos últimos são feitos no meio dos combates.
O jogo é dividido em Fases, estas em sub-fases menores, circulares, onde você deve matar milhares de inimigos, e sempre lutando contra chefes depois de algumas batalhas.
O jogo no começo chega a frustar de tão fácil, mas depois do primeiro chefe a coisa aperta, as batalhas ficam longas e cheias de estratégia.
Cada uma destas sub-fases possui vários itens a serem recolhidos, aumentando bem o replay value de cada uma.
Entre cada fase você volta pro castelo, onde pode conversar com seus aliados, comprar itens e se adentrar mais na história.
Outro detalhe são os itens, alguns são muito bacanas, por exemplo, existe uma fruta que recupera a energia, se você platar a semente dela no campo de batalha, ao matar inimigos, eles liberam "Phozons" que é uma força que te dá exp. A planta suga os Phozons e cresce, dando a você mais frutos, ou seja, o jogo é cheio de combinações de itens.
Existem tb moedas diferentes, ou seja, determinados vendedores no jogo só aceitam a moeda corrente local.

O som é ótimo também, tudo orquestrado, as músicas me lembraram demais Final Fantasy.
Toda conversa é falada, com voice sync e tudo. O jogo tem a opção de audio em japonês ou inglês.

Pra mim Odin Sphere é O jogo que faltava pra PS2. Lembra demais aqueles jogos antigos de Snes que vc jogava e rejovaga devido ao alto replay-value.
Tudo no jogo é lindo em movimento!

Confira também o review do gametrailers:

Nenhum comentário: