segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Já Joguei e Gostei: Sonic Chronicles: The Dark BrotherHood

Sonic Chronicles: The Dark Brotherhood é um ótimo jogo, que de original não tem nada.

Cosmética...

Os gráficos são ótimos para a plataforma em questão, contando com um misto 2D / 3D e cutscenes em formato HQ Animado. A sonorização também é boa mas deixa a desejar pela variedade.

Os temas de batalha, de vitória, de ícones, entre outros são os mesmos o que me forçou por várias abaixar o volume do DS e colocar uma música no player ao lado.

Eu Zero esse com uma mão nas costas...

SC:TDB é um jogo simples e fácil, com uma curva de aprendizado baixíssima. Posso dizer que nos primeiros dez minutos já se domina todos os aspectos do game e sua engine. Sua falta de originalidade em gamedesign é a maior aliada, pasmem! Já jogou Baldur's Gate? E Super Mario RPG? Pronto, se sua resposta foi sim para uma ou para as duas opções, você já conhece o jogo.

Já vi isso em algum lugar...

SC:TDB é, descaradamente uma cópia em jogabilidade de Super Mario RPG, mas é claro que com adições boas, mas nem a história escapa da falta de criatividade. Assim como tínhamos uma “party” com Mario, Toad e inusitadamente Bowser, agora podemos montar – a medida que vai se encontrando as personagens – a sua “party” com Sonic, Tales e Robotinic! Enquanto a turma do Super Mario corria com as moedinhas para comprar mais itens, em SC:TDB temos as argolas!

Mas, e aí, como é que faz aquele golpe?

O sistema de jogo é todo controlado pela stylus do DS (e bem que poderia rolar um controle com o D-Pad...), tanto nos combates quanto na movimentação das personagens. Algumas ações podem ser tomadas de acordo com o personagem selecionado para caminhar como ícone da “party” e cada um tem uma abilidade especial - como Tails, que pode voar sobre alguns obstáculos ao clicar no ícone da asinha – que é ativada quando necessário. Os combates são por turno, onde você escolhe entre as opções de ataque, defesa, itens, fuga ou as Power Moves. As duas últimas nos interessam mais, mas especificadamente a última, que mais uma vez mostra que o pessoal da Bioware está fazendo o dever de casa. O sistema das Power Moves seguem o mesmo esquema de Paper Mario ou Mario & Luigi: exigem que você faça algo como seguir um círculo com a stylus na tela ou acertar o timimg de pequenos círculos (também com a stylus...). Penando pra matar aquele inimigo chato do corredor em que você TEM de passar? Fugir sempre pode ser uma opção, mas não pense que é só clicar em um botão e pronto. O game apresenta um mini-game de corrida, onde são postos obstáculos a serem superados pelos membros do grupo – se bater em algum deles perde HP e puxa todos do grupo pra trás, facinho pro monstrão te apanhar...

...e passa a régua!

SC:TDB com certeza vai te prender do início ao fim (provavelmente você vai dispensá-lo após isso...) e deixá-lo seco para sua continuação (oops Spoiler.... tá, ainda não foi confirmado...)

Parabéns à Bioware, que acertou a mão com SC:TDB, um action-RPG clássico de personagens icônicos de uma franquia que merece mais atenção da comunidade de desenvolvedores.

Por Haroldo Curti

2 comentários:

Kahall disse...

Seja bem vindo haroldo!

Haroldo Curti disse...

Thanks Chefe ;)