terça-feira, 7 de outubro de 2008

Culinária Nerd - Hidromel


Hidromel

O néctar dos Deuses do Monte Olimpo era o hidromel. Bebida feita da fermentação do mel, usada em libações e festejos. Apesar de quase ter caído no esquecimento, ainda nos deparamos com contos e relatos que nos falam sobre o hidromel. Mas não pense que apenas os gregos se entorpeciam com o hidromel. É dito que provavelmente tenha sido a primeira bebida alcoólica a ser "descoberta" e tomada pelo homem. Sabe-se que os egípcios eram grandes apreciadores da bebida, assim como os vikings e muitos outros povos, principalmente da Europa. Acontece que, com o aumento da popularidade do vinho e com o passar do tempo, o hidromel foi perdendo o seu lugar...

Agora então, uma explicação de como se deve proceder para preparar um bom hidromel.

INGREDIENTES:

Mel
O mel deve ser de boa qualidade, obviamente... mel aguado não serve... procure algum lugar de confiança pra comprar o mel... de preferência compre de algum velho com cara de campeiro. Os produtos vendidos por velhos com cara de campeiro geralmente (mas nem sempre) são bons. Um negócio bem "artesanal"...
Água
Água da torneira não serve!! Muito menos água de esgoto. Tem que ser água mineral. O cloro e a sujeira da água da torneira podem comprometer a vida das bactérias do fermento.
Fermento
O fermento tem de ser o biológico, pois são as bactérias que fazem o açúcar do mel virar álcool. Encontra-se facilmente o fermento biológico em qualquer mercadinho...

Se estiver num lugar deserto, e não tiver como comprar fermento, deve dar pra usar madeira podre ou algo assim, até mesmo cuspe, desde que contenha as tais bactérias.

Após a coleta desses itens, vem o processo da preparação da bebida.

MODO DE PREPARO:

Ferver a água
A água, apesar de mineral, deve ser fervida, a fim de eliminarmos as malditas impurezas que podem comprometer a vida das nossas amigas bactérias. Após fervida e de volta à temperatura ambiente, podemos misturar o mel.
Juntar 20% de mel a 80% de água
O mel possui cerca de 20% de água, e, segundo dizem, se essa quantia de água aumentar mais 2% ele já pode começar a fermentar. Recomenda-se que se inverta essa proporção, sendo assim 20% de mel e 80% de água para a confecção do hidromel. Já podemos adicionar o fermento.
Adicionar 1 colher de sopa de fermento e mexer tornando a mistura homogênea
Ao preparar 1,6 litros dessa mistura, usamos uma colher de sopa do fermento. Após mexer a mistura, até que fiquear uniforme, obtemos então o "mosto" do hidromel. Voltamos então a atenção para a fase da fermentação.

ETAPA DE FERMENTAÇÃO:

A fermentação ocorre quando as bactérias, privadas de ar, retiram o oxigênio do açúcar do mel, gerando a transformação química do açúcar a álcool. Durante o processo, as bactérias soltam muito gás carbônico, e por esta razão é preciso alguns cuidados adicionais.

Colocar a mistura num recipiente hermeticamente fechado, deixando certo espaço livre dentro.
O invólucro tem de ser hermeticamente fechado, impossibilitando a entrada de ar para as bactérias. Usamos uma garrafa PET de dois litros, mas essa garrafa pode ser traiçoeira por não possuir válvula de escape... Você pode se deparar com uma terrível surpresa ao esquecer a garrafa fermentando por muito tempo. Ela simplesmente explode, fazendo uma quebradeira e sujando tudo ao redor, e o pior é que terá perdido seu hidromel... Assim sendo, CUIDADO!

Deixar fermentando em algum lugar escuro e liberar a pressão da garrafa abrindo um pouco a tampa num intervalo de cerca de 2 em 2 horas.
Então, após largar o tal mosto dentro da garrafa, deixando fermentar em algum lugar escuro, verificar como está a pressão regularmente. Se a parede da garrafa está muito forçada, abre um pouco a tampa, pra deixar sair gás, mas sem deixar entrar o ar.

Então, com o tempo a fermentação vai "enfraquecendo", e já terá seu esforço recompensado com um bom hidromel!

Mas não pensem vocês, que lendo essas poucas e curtas linhas, se tornarão mestres na arte do hidromel. A cada tentativa, sendo guiado pelo bom senso, fará um hidromel melhor, até que fique no ponto que mais te agradar.

Para mais informações sobre a produção do hidromel, como quantidades mais específicas, ou até sobre a confecção de uma válvula de escape propícia, vale consultar o Google. E que honrem toda história do hidromel!

9 comentários:

Haroldo Curti disse...

Nossa, preciso fazer isso em casa!!!!!!
Bora Kahall?

Kahall disse...

com certeza! combinaremos sim!

Anônimo disse...

Hidromel! Hidromel! Hidromel!

Lagarto disse...

Oba !!! Vai rolar Hidromel na Chácara no mes q vem , e colesterol na veia tb....

Anônimo disse...

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Anônimo disse...

Da para comprar no

http://baco.tanlup.com/

Vinicius disse...

O processo de fermentação postado está errado, não tem necessidade de ficar abrindo a garrafa de 2 em 2h, mesmo porque leva semanas para se fermentar o hidromel, e quando vc abre a garrafa, inevitavelmente, entra ar, o q faz com que perca qualidade de fermentação.
o ideal é fazer um pequeno furo na tampa da garrafa e colocar uma mangueira de nivel (não até o fundo, a mangueira nao pode entrar em contato com o liquido) e vedar esse furo para impossibilitar a entrada de ar. a outra extremidade da mangueira vc coloca em um recipiente com agua. os gases criados pelo processo de fermentação vão sair e formar bolhas na agua, porem a agua impossibilita a entrada de ar na agua, fazendo assim com que a fermentação seja bem sucedida.
DICA: envolva o galão ou garrafa na qual estiver o hidromel em um cobertor, isso acelerará o processo de fermentação.

Johnata Max disse...

Se colocar uma bexiga ou seja uma balão de aniversário e fazer um pequeno furo tanto na tampa quanto na bexiga vai servir como válvula de escape.

Eddye Andrade disse...

Se ficar abrindo vai entrar ar, uma maneira simples e como já foi dito, botar um balão de festa esticado e com pequenos furos, assim o gás carbônico saiu por esses orifícios enquanto o oxigênio não entra.
E mais uma coisa, era a bebida favorita dos deuses de Asgard(nórdicos) e não dos do monte Olimpo.