sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Livro revela toda a verdade sobre o 360 e as 3RL

Um resumo do livro lançado nos EUA que conta toda a verdade sobre o X360. Nesse site existe um resumo de 6 páginas sobre os tópicos mais importantes do livro a saber:

- Querendo lançar o console em 2005 e sem testar corretamente o aparelho pois estava desenvolvendo projetos paralelos como o Zune , parte da equipe que estava no projeto do 360 foi mandando às pressas para finalizar o Zune a tempo para o lançamento, a Microsoft lançou o console sabendo que era bichado, e esperava que os consumidores engolissem e aceitassem o problema através da política de trocas da empresa. Um dos engenheiros de Hardware da empresa que fala sobre o assunto diz que em Agosto daquele mesmo ano ele mandou um comunicado a Matriz falando que o hardware era instável e inseguro e que um adiamento do lançamento do console era inevitável caso a Microsoft desejasse mandar para as lojas um console seguro e confiável. A decisão todo mundo já sabe.

- Grande vilão do aparelho na opinião de engenheiros que trabalharam no projeto do console é o chip gráfico da ATI que esquenta muito e derrete as peças vagabundas ( a Microsoft colocou muito material de segunda no console ) comprometendo a motherboard por inteiro, e que a memoria do console é insuficiente em algumas horas fazendo o console congelar. O XBOX sempre bem conceituado em matéria de durabilidade tinha a NVIDIA como parceira que migrou para a Sony com o projeto do PS3 ( alguém aí já viu o chip de vídeo do PS3 dar problema? )

- Quando Dead Rising saiu, o jogo vinha com um update bugado que se o dono do aparelho nunca tivesse feito o update do console via Live, brickava o console, o 2858 dashboard update. Outro jogo que sofreu de mesmo problema na época foi o NBA2k6 que travava o console definitivamente. A partir dai começou a se desenvolver a teoria que os componentes do console não aguentam o alto processamento requerido para jogos atuais e que eventualmente as 3RL aparecem de qualquer forma, pelo desgaste acelerado dos componentes eletrônicos da placa.

Lembram do inicio do ano quando faltaram consoles no mercado americano? a verdade é que a MS parou de fabricar o console por 6 meses em 2007 para tentar fazer uma revisão de hardware no console. A partir daí que apareceram o Zephir, e mais tarde o Falcon, que são projetos revisados, com mais reforço nos componentes, porém longe de serem garantidos contra as 3RL. Quem sabe na próxima geração...

Resumo: Para vender antes e 5 milhões a mais de consoles que a Sony, quem pagou a conta ( e o pato ) foram os consumidores. Ainda bem que para a Microsoft existem os pirateiros ( que não podem reclamar de nada mesmo) e os otários que pagaram 2, 3, 4, 5 x de novo pelo console. Agora com os aparelhos novos e reforçados demorando razoavelmente mais para dar problema coincidentemente o PS3 começou a vender mais nos EUA, porque será?

Livro muito interessante com o jornalista sendo elogiado inclusive pelo CliffyB ( o cara que criou Gears of War ) como" idôneo e com fontes dignas"

Nenhum comentário: