domingo, 16 de novembro de 2008

Shigeru Miyamoto comemora aniversário


Hoje Shigeru Miyamoto faz seu 56 aniversário, ele festeja junto com o sucesso do Nintendo Wii nos mercados mas com muitas (mas muitas mesmo) reclamações dos fãs de longa data da Nintendo que dizem que ele abandonou os jogos mais hardcores para se focar em jogos da linha casual. Miyamoto deu declarações recentemente dizendo que não esqueceu os fãs de longa data da Nintendo e que estes poderão esperar por jogos mais elaborados em breve. O produtor ainda deu uma entrevista para a revista EDGE deste mês.
Esperamos que no próximo aniversario o brilho dos jogos de Miyamoto não tenha se transformado em uma lembrança distante.

Biografia

Nascido em Sonobe (atual Nantan), Kyoto, Japão, Miyamoto é o segundo filho do casal Iijake Miyamoto e Hinako Aruha. Desde pequeno gostava de desenhar, pintar e explorar as áreas próximas de sua casa. Mais tarde, inclusive, ele confessou ter baseado grande parte do jogo The Legend of Zelda em explorações que empreendia na infância em cavernas da região. Outra de suas inspirações para games veio do cão de um vizinho, que ficava sempre preso a uma corrente e o amedrontava particularmente: daí surgiu a idéia para o Chain Chomp, o conhecido inimigo da série Mario.

Ele iniciou na Nintendo em 1977 logo depois de se formar como Designer Industrial, passando um bom tempo criando o exterior de máquinas de arcades, até começar a criar personagens, coisa que não pararia mais de fazer.

Donkey Kong (1981) foi o primeiro jogo criado para a Nintendo por Miyamoto, e ele era único em seu estilo (plataformas). Com o grande sucesso do jogo e enorme apoio da Nintendo, Miyamoto cria seu próximo game, que seria nada menos que Super Mario Bros., para o console da Nintendo de 8 bits, denominado Famicom.

Mario é um destes personagens que não tem como não se relacionar com jogos. Ele até hoje, com mais de duas décadas depois de seu primeiro aparecimento, continua a desenvolver bons jogos, e com o toque mágico de Shigeru sempre aparece com novas técnicas de programação, excelente jogabilidade e atraindo a atenção de muitos jogadores espalhados pelo mundo.

A partir da criação de Mario, novos personagens vão surgindo através do trabalho de Shigeru, e entre eles Link, o famoso herói da série de aventuras Zelda. The Legend Of Zelda combinava ação com exploração e grande balanceamento na jogabilidade, que era a marca registrada dos jogos de Shigeru, e ao invés de complicadas estatísticas, Link adquiria novos habilidades através de itens e armas que ele encontrava, diferindo bastante dos RPGs que começavam a surgir na época e que eram todos baseados em turnos de ataque e defesa.

Zelda abriu os olhos da geração de jogadores para os action RPGs, sendo o primeiro título da “nova geração de consoles” a vender mais de um milhão de unidades nos EUA.

Novos games vão sendo criados até que em 1996, Super Mario, até então um sprite 2D, se transforma no primeiro personagem de um jogo totalmente em 3D, com um vasto mundo a ser explorado, excelentes musicas e jogabilidade. Era lançado então o Nintendo 64, novo console 64 bits da Nintendo.

Mario Kart 64, Star Fox 64 ,Yoshi's Story, 1080° Snowboarding e F-Zero X foram alguns dos jogos desenvolvidos para o novo console, até que em 1998 surge o que para muitos pode ser considerado entre os 5 melhores jogos já produzidos até hoje: The Legend Of Zelda - Ocarina of Time. Nesta versão do game, Shigeru e seus colaboradores conseguem fazer uma perfeita transposição do mundo de Hyrule e de seus personagens do 2D para o 3D. Desde os gráficos até as músicas, tudo é muito bem elaborado. Uma verdadeira obra prima de um dos grandes mestres da indústria dos games.

Com o lançamento de mais dois consoles da Nintendo, o portátil Game Boy Advance e o poderoso Gamecube foi lançado o excelente A Link To The Past com o side story The Four Swords, que inclui a possibilidade de quatro jogadores participarem das aventuras enfrentando os clássicos puzzles que só a mente insana de Shigeru poderia criar. Já para o Gamecube, além de supervisionar uma boa parte dos jogos para o console, ele nos mostrou o inovador Pikmin, Mario Sunshine e mais tarde Zelda: Wind Waker que conquistou as revistas especializadas daquele país.

Atualmente, com a criação do novo console de mesa da Nintendo, o Nintendo Wii, Miyamoto participou de outros exelentes projetos como The legend of zelda Twilight Princess, Wii fit e Super Mario Galaxy, que impressionou todos com seu fantástico gameplay e referências a Mario 64. Myamoto mostra não estar de brincaderias com o Wii e já anunciou que um novo Zelda, Pikmim 3 e várias novas franquias como wii fit serão lançados por ele muito brevemente.

Prêmios

Miyamoto foi o primeiro indicado ao Hall da Fama da Academia de Artes e Ciências Interativas, que premia anualmente produtores de video games revolucionários. Além disso, estava entre os primeiros que tiveram, em 2004, a honra de receber uma estrela na "Calçada do Game" no San Francisco's Metreon Center, uma seção inspirada na Calçada da Fama hollywoodiana.

Em 28 de Novembro de 2006, Miyamoto foi listado pela revista TIME na reportagem "60 Anos de Heróis Asiáticos", juntamente com Mahatma Gandhi, Hayao Miyazaki, Madre Teresa, Bruce Lee, e Dalai Lama.

Miyamoto recebeu, em 2007, no Game Developers Choice Awards (uma espécie de Oscar dos criadores de games), o Life Achievement Award ( espécie de Prêmio pelo "Conjunto de sua obra") graças a uma carreira de grandes realizações no mundo dos games, contribuindo com alguns dos mais importantes títulos do setor, como os notótrios Mario, The Legend of Zelda e Donkey Kong, além de auxiliar na criação de renomados títulos como Metroid Prime e inovar em quesitos técnicos, como os que resultaram no êxito dos novos consoles da Nintendo, Nintendo DS e Nintendo Wii.

Shigeru Miyamoto também foi escolhido, em 2007, uma das 100 Personalidades mais Influentes do Ano pela Revista TIME, tendo sido novamente indicado para integrar a lista de 2008 pelos leitores da revista, figurando na 1ª posição na votação aberta ao público.

A influência de Miyamoto entre os criadores e fãs de game é assustadora, a ponto de alguns considerarem o designer como a principal chave para o sucesso da Nintendo todos esses anos.

2 comentários:

Haroldo disse...

NINTENDO FOREVER!!!!!!!!!!!!

Kahall disse...

não tenho tanta certeza...