domingo, 20 de junho de 2010

Nintendo + E3 = Epic Win!

Se perguntarem como a Nintendo ganhou essa E3, as respostas óbvias seriam a presença de Zelda, o retorno de Donkey Kong, Kirby e Kid Icarus, e claro o anúncio do 3DS.

Mas acho que a razão é um pouco mais profunda que isso. A Nintendo teve uma atitude impecável nessa E3, quem dera mais empresas agissem assim. Também provaram que nada substitui a experiência, em especial a de deixar o hardware e software a cargo das mesmas pessoas.

Primeiro, o 3D. Esse assunto explodiu mesmo com Avatar. E no que diz respeito a jogos, eu tinha quase certeza que a Sony seria a pioneira, com seu investimento pesado, e que no futuro diriam que tudo começou no PS3, pelo menos o 3D que deu certo. Mas a Nintendo conseguiu virar o jogo admiravelmente. O discurso da Nintendo justificou a chegada da tecnologia. Coisa que a Sony, apesar de anunciar primeiro a implementação do 3D nos seus produtos, até agora não fez.

De um lado, a Sony pensa na sua companhia como um todo, e o 3D do PS3 se encaixa numa estratégia mais ampla para vender TVs 3D. E porque deveríamos ter TVs 3D? Porque "é o futuro do entretenimento", porque é "o tal do 3D", sem falar que é "a experiência do cinema 3D na sua casa"... Por outro lado, a Nintendo vem passando a mensagem de que sabe lidar com o 3D. Sempre que possível mencionam as diversas experiências feitas nos últimos 25 anos e que o próprio presidente esteve envolvido nessa pesquisa. Além disso, insistem que não se trata apenas de melhorar o visual, mas de concluir a experiência que os primeiros jogos renderizados em três dimensões trouxeram aos jogos. Garantem que influi na jogabilidade de forma definitiva. Ou seja, além de justificarem o 3DS, mantém a mesma filosofia: gameplay antes de tudo. Nada de saltos de opinião "convenientes".

No final das contas, a Nintendo deixou claro que o 3DS é fruto de muita consideração e que só existe porque tem uma razão de ser. E claro, eliminar os óculos e a necessidade de uma TV 3D deram um boost e tanto nessa mensagem. De nada adianta ter uma razão de ser se essa razão não está ao alcance da maioria.

Isso claramente só foi possível devido à experiência da Nintendo com consoles e sua dedicação exclusiva a essa mídia. Mas a Nintendo fez prova de outro tipo de experiência esse ano. Há quatro anos alguns davam por certo o fim da Nintendo. Ela se juntaria à Sega e faria jogos para a Sony. Hoje, a Nintendo é novamente líder, para o bem ou para o mal. E subiu ao palco com a confiança de um líder - para quebrar um pouco a cara com os problemas com Zelda, mas isso é outra história...

Muitos esperavam os folclóricos minutos dedicados a vendas e como a Nintendo mudou o mundo para melhor. Mas não houve nada disso. Quando chegou a hora de mostrar a line up do 3DS e citar todas as third parties que a Nintendo agora é capaz de atrair, Iwata tomou um momento para agradecer publicamente o apoio. A Nintendo já correu muitos riscos e sabe que o sucesso de hoje não veio a troco de nada e não pode ser mantido sozinho. Uma atitude bem diferente do último líder de mercado... Sério, isso foi uma lição de vida.

Coisas que me deixaram absolutamente satisfeito nessa conferência que não envolvem jogos:

1) A Nintendo admitir publicamente que os jogos da série Wii-alguma-coisa eram apenas "bridge games" para que os casuais passassem a se interessar pelo conteúdo "hardcore", e não o contrário, como muitos alegavam (e alguém poderia dizer: "Mas veja como o Wii está cheio de jogos casuais." Certo, mas a Nintendo lançou Wii Music, Fit, Sports, Sports Resort e Fit Plus em 3 anos de console, o resto ficou por conta das thirds)

2) O fato dela mostrar que sabe o que está fazendo, isto é, quer implementar novas tecnologias, mas sempre com o intuito de oferecer novas experiências de gameplay. Como Reggie disse, enquanto as outras se focam na questão "tool", a Nintendo se foca na questão "experience".

E encerro aqui minha adoração à Nintendo! Vida longa à Big N e Vida longa a nossa volta! grog.gif

Fiquem com os videos dos anuncios:













Nenhum comentário: